Comissão de Assuntos Relevantes

COMISSÃO E AUTORIDADES DISCUTEM POSSÍVEL INSTALAÇÃO DE PRESÍDIO

Reunião realizada na Câmara Municipal, entre vereadores e representantes de bairros
20/06/2015

Dando seqüência ao trabalho de discussão a respeito da possível instalação de presídio em Ituverava, a Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Ituverava se reuniu, nesta semana, com diversas autoridades e representantes da população.

O primeiro encontro do presidente da Comissão, o vereador José Sérgio Cerqueira, o relator e vereador João Batista Nogueira (“João do Guincho”) foi com representantes da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça - presidente, Luís Olavo Alves (“Luque”) - superintendente; Antônio Luis de Oliveira (“Toca”) - diretor da FFCL, e Márcio Pereira - diretor da Fafram.

Segundo Cerqueira, a Comissão recebeu importantes informações da Fundação Educacional. “Prevaleceu a opinião de que a vinda de penitenciarias para Ituverava será um prejuízo para a vocação educacional do município e foi destacado que os possíveis benefícios de penitenciarias na cidade são insignificantes diante dos prejuízos sociais e econômicos”, afirma o vereador.

Juiz de Direito
A Comissão foi recebida no pelo juiz de Direito da Comarca de Ituverava, Dr. Leonardo Breda. “O encontro entre os Poderes Legislativo e Judiciário foi excelente, pois foram colhidas informações importantes. Segundo o excelentíssimo juiz da Comarca de Ituverava, caso se confirme a instalação da penitenciaria, será de suma importância a união de todos os Poderes para que possa ser implantada uma Terceira Vara; ampliação do fórum; criação de salas de teleconferências e, se possível, aumento de funcionários”, destaca o presidente da Comissão.

Lideranças
Nesta semana, a Comissão também se reuniu com jovens representantes do Interact Club, Rotaract Club e Assembléia Flor de Lótus - Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, além das mulheres do Capítulo Abnara.

“A reunião também foi muito proveitosa, pois todos se mostraram unânimes contra a vinda de um presídio, inclusive este assunto já havia sido discutido entre os membros de cada instituição, e a grande maioria foi contrária, destacando, entre outros motivos, o aumento da criminalidade e da insegurança”, relata.

“Destaco o posicionamento da conselheira da Ordem Arco-Íris e representante do Capítulo Abnara, Sílvia Maria de Freitas Souza Lupoli, que foi enfática contra a vinda do presídio para Ituverava, pois para ela e para os membros do Capítulo Abnara, cidades do porte de Ituverava não têm condições estruturais para receber presídios, sem contar os graves problemas sociais que com certeza serão gerados”, destaca.

Representantes de bairros
Na última quarta-feira, 17 de junho, a Comissão de Assuntos Relevantes se reuniu na Câmara Municipal com os representantes das Associações de Bairros: Benedito Soares da Silva Neto (Alto da Estação), Francisco Pereira de Lima (Parque dos Esportes), Élvio Marques de Castro (CECAP/COHAB), José Álvaro da Silva (Nosso Teto e Vila Celina), Andrea Saad Cury Del Guerra (Associação Mar a Dentro/Movimento Presídio Não) e Djalma Marchiori (Benedito Trajano Borges).

Segundo Cerqueira, todos mostraram preocupação com o aumento da violência, piora no sistema de saúde do município e a fuga de estudantes, que podem deixar de vir para a cidade devido ao presídio.

Fonte: Tribuna de Ituverava

WWW.CAMARAITUVERAVA.SP.GOV.BR